sábado, 9 de outubro de 2010

1ª Jornada: Burinhosa x A. Moradores da Portela (4-4)

Estreia da Equipa da casa em competições nacionais, o que por si só poderia ser um factor de nervosismo. Início de campeonato, ambas as equipas que buscavam por um avanço no marcador.
Contudo, foi a equipa adversária que em primeiro chegou a vantagem.

O jogo foi decorrendo num ritmo bastante intenso, mas apenas a 5 minutos do intervalo a equipa da Burinhosa consegue marcar um golo, através de um livre de 10 metros convertido por Lúcio. No minuto seguinte, a equipa da casa poderia ter chegado a uma vantagem no marcador, novamente através de um livre 10 metros, contudo, esta oportunidade não se concretizou. E, mais uma vez, como quem não marca, arrisca-se a sofrer, assim foi: a equipa adversária marcou o 2-1. A Burinhosa continuava a tentar anular a desvantagem, mas literalmente em cima do apito final da primeira parte, a equipa dos Moradores da Portela faz o 3-1.

A segunda parte tem início e novamente é visível de jogo bastante rápido / intenso. A equipa da casa consegue, através de Nuno Maduro, reduzir a desvantagem. Seguem-se várias oportunidades para ambas as partes, mas é a equipa da casa a conseguir chegar mais uma vez ao empate, através de Espanhol.

Seguiram-se alguns lances menos felizes, nos quais a equipa da casa tentava sem sucesso chegar à vantagem no marcador. A equipa adversária chega de novo à vantagem (4-3) através de uma excelente jogada, que nem o GR da Burinhosa consegue travar. O apito final estava prestes a soar, mas a equipa da Burinhosa não se rendeu e continuou à procura de novo empate e com sucesso. Lúcio é quem restabelece de novo a igualdade no marcador.

A segundos do fim, tanto a equipa adversária como a equipa da Burinhosa tiveram oportunidade de chegar na frente do marcador, mas sem sucesso. Final do jogo, a equipa da Burinhosa consegue assim estrear-se nos nacionais com um empate.

Permitam-me ainda uma análise à arbitragem. Sem querer parecer tendencioso, esta dupla de arbitragem esteve um pouco aquém daquilo que é esperado para um terceira divisão. Foi possível observar desde lances mal ajuizados, bem como a falta de coordenação existente entre os dois árbitros. Claro que todos erram, mas tão evidente e consecutivamente?!

11 comentários:

Caldas FOREVER disse...

Bem vindos ao mundo real. As más arbitragens são sempre acompanhadas de resultados menos positivos.

Dante disse...

Começou, a tão aguardada participação da equipa da Burinhosa na 3ª Divisão Nacional.
Tudo transitou das épocas anteriores, o ambiente de festa que existe sempre e onde que a equipa joga, a felicidade estampada nos adeptos por ver a equipa, o orgulho na “esperança” de ver “igualar” os feitos anteriormente conseguidos, ou até quem sabe fazer melhor.
A crónica “relata” o que se passou no jogo de hoje: Jogo intenso e rápido, com as equipas a estudarem-se nos primeiros minutos de jogo. Golos para todos os gostos, lances de pura sorte e infortúnio do guarda-redes, lances bem executados em jogadas perfeitas e lances em que a arbitragem, tem mais protagonismo que os próprios jogadores.
Foco-me nisso, pois pelo que percebi hoje, a dupla de arbitragem, teve lances em que tinha uma “justiça de jogo” um pouco “desregulada”, onde cada árbitro dava o seu entender e não se chegava à uniformidade. Outro em que o lance era passível de falta, e a “dupla” deixava seguir, sendo notória a falta, o constante puxar de camisola e o abuso excessivo de cargas a jogadores da equipa da Burinhosa, como por exemplo, um jogador da Burinhosa ser constantemente puxado o jogo todo, e mais notório foi quando o número 8 da Burinhosa sai lesionado numa entrada mais ríspida, existindo falta e quer um arbitro quer o outro nada assinalam.
Falo ainda também do critério da mostragem de cartões durante o jogo, ou se chega a um consenso ou está tudo perdido, pois por tudo e por nada à equipa da casa eram marcadas faltas contra como era também mostrado a “cartolina”.

Dou o benefício da dúvida, pois começou agora a época, mas será que se vai assistir a estas arbitragens o que falta jogar neste campeonato? Se for assim, vai haver muita polémica….


Saudações

Dante disse...

Por vezes são as próprias arbitragens que condicionam e justificam resultados. Haverá boas exibições mas que por via das arbitragens, não se espelham nos resultados finais...

Anónimo disse...

Sr caldas forever está a tentar desculpar a derrota do caldas devido à má arbitragem?! É o que está a querer parecer... Sim, aqui discute-se a arbitragem porque neste jogo, eles andavam um pouco desencontrado nas decisões que tomavam e não porque a equipa da burinhosa teve um resultado menos positivo. Se bem me recordo, um empate ainda dá para pontuar.

Anónimo disse...

Epá também acho que têm que criticar a arbitragem, quando não há sintonia entre eles, é no mínimo qualquer coisa. Os critérios de arbitragem deviam ser iguais para ambas as equipas. É uma nacional, devia haver mais "profissionalismo", sei lá!

E o lance do canto, como fala a crónica é mesmo estranho... mas o arbitro de cá consentiu porque estava com um vontade de arbitrar que se via bem na cara dele!

Mas as equipas em jogo eram bastante fortes! E a equipa da Burinhosa foi grande, foi à luta, acreditou sempre que era possível chegar ao empate e foi!

Anónimo disse...

boas, pelo que vi do jogo foi bastante bom para ambas as equipas, sendo que a Burinhosa pelo que fez na segunda parte merecia outro resultado, +. Em relação a arbitragem acho que estiveram bastante bem, tendo em conta o inicio de epoca, as profundas alterações que existem e que passam despercebidas ao publico em geral, não é o lance de canto com a nova posição dos arbitros no reenicio que teve influencia no resultado. Por sinal estiveram bastatnte bem em deixar jogar que era o que ambas equipas queriam.

Anónimo disse...

Mas cada vez que a Burinhosa perde á sempre questões de arbitragem?? Jogam mais e discutem menos, será que a equipa de arbitragem não pode estar em baixa de forma, foram tantos meses de ferias...

Anónimo disse...

Boa tarde a todos,
...só faltou mesmo dizer que a equipa da Portela foi beneficiada pela arbitragem e por isso é que conseguiu empatar...por amor de deus!
Cumprimentos
Joao Oliveira

Anónimo disse...

Acho que não estás a perceber o que se quer dizer! Ninguém culpa a equipa de arbitragem pelo que quer que seja.

São os jogadores que fazem a vitória da equipa. Isso dos meses de férias bem como a alteração das regras não pode ser uma desculpa plausível para a arbitragem. Tem de ser competentes!

E aqui ninguém disse que a equipa da Portela foi beneficiada e a Burinhosa prejudicada, apenas se fez referência à prestação da arbitragem que podia ter sido bem melhor.

Em relação às equipas eu não contesto, ambas foram persistentes para alterar o resultado!

pedro disse...

nao se podem queixar muito chegaram ao empate numa falta que nao existiu..temos que ver para os dois lados

Roger Andrade disse...

Boa tarde,a todos que fazem parte dessa grande coletividade.
Venho por esse blogger deixar meu apoio aos jogadores e todo o grupo de trabalho,e dizer que continuem a trabalhar como estão a trabalhar que os resultados vão aparecer naturalmente,é certo que as vezes os árbitros nos tiram do sério,mais não vale a pena,pois,joguei 15 anos em Portugal e sei como eles são.Agora é pensar no caldas,e com certeza que se aproveitar a metade das oportunidades que estão a ter nos jogos vão fazer um bom resultado,estou a falar pelos videos do blogeer.Eu tive a oportunidade de jogar 2 vezes contra o caldas,e posso dizer que é um jogo muito gostoso de se jogar,pois, são 2 grandes equipas,e com um ambiente fantástico nas bancadas.Boa sorte Burinhosa,e um grande abraço a direção e a todos os adeptos que sempre me apoiaram.